quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mais do mesmo...

Atenção, mães e pais com crianças alérgicas mediadas por IgE... Na verdade, atenção qualquer pessoa alérgica com risco de reagir com anafilaxia!

Vocês já se imaginaram passando por uma reação do tipo? Já pensaram como devem agir, para que hospital recorrer? Pois é, no início desse semestre, escrevendo uma carta de recomendações para a Escola do meu filho, dei-me conta que ainda não tinha feito esse trajeto mentalmente, se isso ocorresse aqui na minha casa, que é pertinho também da Escola dele.

Imaginem que fiquei feliz quando lembrei que temos aqui vários hospitais nas proximidades, pois moro pertinho do núcleo de Saúde da Universidade Federal do Ceará. E precavida que sou, resolvi ligar para um destes, só pra garantir que seríamos prontamente socorridos, caso nos ocorresse uma emergência tão indesejada. Surpresa. Fui mal atendida pra caramba, e fui obrigada a ouvir que eu nem levasse meu filho pra lá, por que eles não atendiam emergências de nenhum tipo. 
E mesmo depois de eu explicar, que isso seria uma remota possibilidade, e que seria um último caso pois minutos são extensões de tempo valiosas na vida de alguém em choque anafilático ou edema de glote, mesmo assim eu continuava ouvindo, como se eu fosse uma retardada, "que o Hospital não atendia emergências e que eu recorresse a um outro hospital (longe alguns engarrafamentos e semáforos de distância)." 
E eu liguei para o segundo, e para o terceiro, e mais uma vez, escutei o mesmo discurso.

Não conheço muito bem as leis do nosso país, nem as dos outros países, mas acho que é um direito de qualquer pessoa ser socorrido, chegando em qualquer hospital, quando esta estiver sob risco de morte. 
Também acredito, que respostas assim, vindas de coordenadores do serviço social dessas instituições, são  de uma ignorância e irresponsabilidade tamanhas.

Fiquei inconformada com isso, preocupada, pois não sei o dia de amanhã. As pessoas não costumam desencadear anafilaxia todos os dias, ou seja, isso não é um problema comum, portanto, sinto-me solitária, mais uma vez, na busca de amparo. Mas não quero ter que passar pelo aperreio de chegar com meu filho, e ser recebida por funcionários despreparados que retardem seu atendimento e queiram me encaminhar para o pronto atendimento "mais próximo"... Por isso, escrevi um e-mail para a Ouvidoria, e vou colar aqui, juntamente com a resposta.

Minha mensagem, enviada em 5 de Setembro:
Gostaria de relatar um fato que me ocorreu nesta tarde do dia 05 de Setembro de 2013, quando entrei em contato com três grandes Hospitais das proximidades do Bairro, sendo inclusive dois deles ligados a Universidade Federal do Ceará.
Tenho um filho de 4 anos, com Alergia mediada por igEs para alimentos (Leite e Ovo) e também para ácaros e formiga.  Ele já desenvolveu um episódio de Anafilaxia aos 6 meses de vida, decorrente do Leite de Vaca, porém, o que mais me preocupa são as formigas, por serem mais difíceis de controlar o contato.  Mais complicado ainda é ter esse controle longe dos meus olhos, ou seja, na Escola onde ele estuda.
Esta tarde, eu estava digitando uma carta para suas Professoras e Coordenadora, descrevendo mais uma vez sua situação de risco e os procedimentos recomendados. Tentando facilitar e agilizar esse provável atendimento emergencial (em caso de Anafilaxia na Escola), pensei em propôr um local para onde eles pudessem encaminhá-lo o mais rapidamente possível, pois sabemos que pacientes nessas condições podem vir a óbito em poucos minutos, e que somente a aplicação de epinefrina ou outros medicamentos, como corticóides e anti-histamínicos podem salvar sua vida. Mas qual não foi minha Surpresa, seguida de Indignação, quando telefonei para o Hospital do Câncer, Hospital Universitário e Maternidade Escola, respectivamente.
Meu filho estuda numa escola particular, bem próxima ao Centro de Saúde da Faculdade, mesmo bairro onde moro há mais de 25 anos. Portanto, estou ciente e compreendo que essas Instituições atendem apenas à patologias e necessidades específicas. Mas compreendo também, que o dever do Estado, de Médicos e Enfermeiros é zelar pela vida, principalmente se ela está ali, batendo à sua porta, com risco súbito de morte. Compreendo também que todo Hospital tem Epinefrina, Médico e Enfermeiro.
Entendam: Não quero que meu filho seja TRATADO e ACOMPANHADO no MEAC, no ICC, ou no HUWC...quero apenas que ele seja SALVO.  Ele possui plano de Saúde, e poderia ser levado para qualquer Pronto Atendimento dos mais conhecidos, porém preciso do mais próximo dele, pois neste caso, SEGUNDOS são preciosamente valiosos para vida de alguém em Choque Anafilático.
Quero dizer que em todos os meus telefonemas, suas Assistentes Sociais, e até mesmo na Emergência Obstétrica da MEAC, tive o desprazer de ouvir "Nãos". Fui informada que meu filho não poderia ser atendido, mesmo nestas condições.
Queria solicitar que a Direção destas Instituições orientassem muito bem seus funcionários para o eventual acontecimento de uma emergência desse tamanho, pois SIM, eu encaminharei meu filho até um de vocês, e não quero ter que passar por confusões, engodos ou atrasos de qualquer espécie, quando apenas precisaria de um profissional médico com uma injeção de adrenalina na mão.
Espero nunca precisar chegar até vocês, mas chegando, espero realmente, não ter direitos suprimidos para alardear aos 4 Ventos.
Obrigada pela atenção
Marília Pinheiro

A Resposta da Ouvidoria responsável por dois Hospitais foi a seguinte:

RosaÂngela,
Favor entrar em contato, pelos telefones passados pela Sra. Marília, que os HUs da UFC não tem serviço de emergência, exceto na MEAC, para gestantes.
Ela realmente deve levar o filho, caso tenha alguma intercorrência para emergência, que esperamos não aconteça, para um hospital onde ele será melhor atendido. Esclareça que é o melhor apara o atendimento do filho. Existem as UPAs (tem uma perto dos HUs, perto do Hospital da Mulher), Frotinhas (tem o de Parangaba) e ela checar com o Plano de Saúde dela, qual o melhor local para atendimento.
Obrigado!
FC

Esclareço aos leitores, que para chegar nos "pronto-atendimentos" indicados pelo tal "FC" do e-mail,  eu levaria de 20 a 40 minutos, dependendo do horário do dia, diferente dos Hospitais da Universidade, que ficam há no máximo 5 minutos.

O que devo fazer? Rezar?????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário