sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Panqueca Americana da Inês (Sem Leite, Ovo e Soja)

Ontem Danilo me fez um pedido irrecusável: queria comer panquecas (panquecas americanas), iguais a que ele viu em um programa do Nick Jr. Mas não podia ser de qualquer jeito, tinha que ser da forma que viu na TV...daquele jeitinho tradicional: uma rodela em cima da outra, como ele mesmo falou "uma pilha de panqueca beeeem grande". Ele começou perguntando "Mamãe, eu posso comer?"... E como de costume, eu morrerei dizendo que sim, que ele pode comer tudo, TUDO o que ele vir seja lá onde, eu farei igual.
A primeira tentativa foi frustrada. Peguei simplesmente uma receita na net, fiz umas substituições, olhei no Youtobe o ponto da massa e mandei ver. Mas ficou ruim, quebradiça e com um gosto repulsivo de óleo. Não sei porque cargas d'água coloquei tanto óleo. 
Até que muitas amigas mães de aplv mandaram-me algumas dicas, e optei por seguir a receita que a Inês Luna me enviou. Ficaram lindas e saborosas, só achei que amargou um pouquinho de nada, creio que foi por conta do fermento. De início achei que era muito mesmo, a massa inchou no mesmo segundo que o pus na tigela. Próxima vez tentarei reduzir um pouco a quantidade de fermento e conto aqui o resultado...

Essa panqueca americana, na verdade, é a mesmíssima "bruaca" aqui do Ceará. Só usamos mais açúcar...

Coloquei as quantidades em grama e mililitros, pra não ter erro. Aliás, vale a pena comprar uma balança de precisão para sua cozinha viu! Aqui em Fortaleza encontrei baratinha no Mercado São Sebastião, cerca de R$ 30,00...

Segue a receita de Hoje: Panquecas Americanas da minha amiga Inês... 





Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (270g)
3 colheres (sopa) de açúcar (70g)
3 colheres (sopa) de fermento em pó (50g)
1 colher (chá) de sal (7g)
2 xícaras (chá) de leite vegetal (400ml) (Eu usei 200ml de água + 200ml de leite de côco)
3 colheres (sopa) de óleo (30ml)
1 colher (chá) de aroma de baunilha (5ml)

Preparo:
Misture bem os pós: farinha, açúcar e sal.
Adicione o leite vegetal e mexa bem.
Adicione o óleo e o aroma de baunilha e mexa um pouco mais.
Acrescente o fermento e misture até incorporar totalmente.
Aqueça uma frigideira anti-aderente, BAIXE o fogo e vá colocando 2 colheres de sopa da massa por vez. Não há necessidade de untar com óleo, pois a massa se solta facilmente quando assa. Vire a panqueca para assar a outra face e finalize com um molho de sua preferência. Eu usei melado de cana aquecido no microondas só para deixá-lo mais fininho. O molho penetra na massa, que fica bem porosa, uma delícia!

Para aqueles que nunca fizeram panquecas, gravei esse vídeo mostrando como faço, hora de virar a massa, o ponto da massa etc... 






12 comentários:

  1. Olá! Tudo bom? Encontrei sua receita na busca do google, vou tentar fazer, mesmo com leite normal. Já fiz anteriormente, mas hoje nao tenho alguns ingredientes, por isso acho q sua receita vai dar certo. Minha dica é deixar a massa um pouco mais liquida - pode ser com água mesmo - e despejar na frigideira com uma concha, entao ela ficara redonda. Voce pode tentar uma frigideira com circunferência menor tambem. Vou tentar fazer no george foreman, vamos ver se da certo! Bjs e boa sorte com as panquecas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, desculpa a demora da resposta, devo ter deixado passar por esquecimento. Mas agradeço sua contribuição. Abraço!

      Excluir
  2. Olá boa tarde fiz com trigo integral e tambem fico uma delicia obrigada pela receita minha filha amou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia, Franciele! Obrigada!
      Desculpa tb não ter lhe respondido antes...bjo

      Excluir
  3. Olá! Minha filha teve alergia a proteína do leite até aproximadamente 1 ano e 2 meses. Agora tem alergia ao ovo e, claro ficou mais fácil cuidar para que ela se alimente sem sofrer...Adorei esta receita. Fiz com leite normal e ficou delicioso! Minha pequena amou!! Coloquei em forminhas de peixinho que ela adora e foi um sucesso, tanto as pancakes da forminha quanto da frigideira...nem usei óleo para untar e ficou deliciosa! Recomendo para todas as crianças e adultos...huuuuum Obrigada pela contribuição... Vou deixar uma dica para bolos que podem substituir o ovo por colheres de chá de farinha de linhaça, fica uma delícia! A cada ovo substituir por uma colher de chá de farinha de linhaça!!! Fica a dica!! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, muito obrigada pelas novas idéias! Que bom a gente poder unir nossas exteriores né, fiquei muito com sua participação, obrigada!
      Desculpa não ter lhe respondido antes! Hje que vi os comentários dessa publicação :o

      Excluir
  4. Não sei se é porque a frigideira não era anti-aderente... Mas eu sei que apesar de boa, a massa não desgrudava nem por reza. Muito pelo contrário, grudou e não queria desgrudar e nem virar. Fiz exatamente ao pé da receita, não mudei absolutamente nada. O que será que houve? Será que foi a frigideira mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Priscila, acho que foi só isso mesmo...como a frigideira não é anti-aderente, precisaria de um oleo, ou azeite antes de pôr a massa...
    Tenta assim, se não der certo, fala pra gente... Bjo

    ResponderExcluir
  6. Está receita esta certa?Achei um absurdo colocar 50gr de fermento na massa.Tem certeza que fica bom ou fica amarga por causa do excesso de fermento!Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada fiz as panquecas ficaram ótimas.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!!!!
    Muito Obrigada!!!
    Marília, fiz metade da receita, quando virei a panqueca amassei um pouco. Ficou fininha!!!!! Uma gostosura!!!! uma maravilha!!!!
    Já havia havia feito tantas pesquisas para substituir o pão francês, (alergia leite, ovos) nenhuma deu certo. Quando achei essa receita, fiquei animada e fiz o teste. Muito obrigada por compartilhar!!!!

    ResponderExcluir