segunda-feira, 17 de março de 2014

Santa Catarina, lá fomos nós!

Quando meu marido contou sobre seus planos de irmos para Florianópolis e Balneário Camburiú, eu fiquei com uma fobia (e um peso na consciência, porque deveria ser euforia, né!). Mas fazia sentido, pois há menos de uma semana dessa notícia, tínhamos descoberto que nossa caçula ainda era alérgica, e ela nem bem tinha se recuperado...

Mas passado o susto, e com tempo suficiente para um bom planejamento (quase dois meses antes), comecei os trabalhos... 



Antes de mais nada: Peguei os nomes dos hotéis, entrei no site, vi as fotos dos quartos, os itens da copa... ponto positivo, eram quartos grandes, em ambas as cidades, com pia para lavar louça, microondas e frigobar.


Segundo passo: Anotar a quantidade de cada refeição. Aqui reside o principal drama, porque minha experiência já confirmou que em toda viagem, os horários de alimentação e sono (uma coisa leva a outra) mudam drasticamente, mas o sensato sempre será: leve comida para sobrar! E sendo assim, vejam como deveria ser as alimentações entre 3 a 10 de março:

  • 8 cafés da manhã;
  • 8 lanches da manhã;
  • 8 almoços;
  • 8 lanches da tarde;
  • 8 jantares.

Passei todo esse tempo até o grande dia, tentando conquistar minha filha para a aceitação de novos alimentos, mas não evoluí muito não, houve dias que ela aceitou bem carne moída, mas outros não... mesma coisa para o feijão, macarrão, enfim, ela é uma caixinha de surpresas, diferente do irmão.
Mas dois dias antes, minha funcionária fez todas os almoços e jantares, no total:
  • 10 marmitinhas de arroz, peito de frango picado e feijão; e
  • 10 marmitinhas de arroz, carne moída e feijão.


Enquanto ela fazia almoço e janta, eu trabalhava nos lanches. No total, foram:
  • Brownie;
  • Mini panqueca chinesa de recheios variáveis (chocolate, geléia de morango e carne seca);
  • pão recheado de carne seca;
  • pães bola para sanduiche;
  • sanduiches naturais;
  • Biscoitos de côco;
  • Pizza.


Fora isso, levei duas latas do leite dela (Pregomin Pepti) e eu pensava em fazer algumas compras lá, coisas como:
  • iogurte de soja (só meu filho pode);
  • frutas;
  • batata frita congelada;
  • bucha;
  • detergente;
  • etc.


Finalmente, para todo esse aparato, eu precisaria levar alguns eletroportáteis de casa, que foram:

  • Grill;
  • Liquidificador (confesso: levei o copo e esqueci o motor em casa - toioihoih - tive que comprar um novo liquidificador lá);
  • Panela elétrica a vapor (não precisei desse trambolho! Proxima viagem ele fica...se tiver microondas, não precisa da panela)


Uma ajuda muito importante que tive também foram indicações de colegas dos grupos do Facebook. Com elas, peguei as dicas de supermercados onde encontraria mais fácil produtos permitidos, além de claro: clínicas, hospitais e médicos para possíveis emergências.

Agora, vou contar pra vocês como todo esse plano de ação se saiu (risoooos). Aproveitem minhas boas investidas e aproveitem também os imprevistos erros. Mas de antemão, concluo que fatalmente, não importa o check list (que nunca dá tempo de ser checado na verdade), sempre sai várias coisas erradas. Mas o que tenho concluído felizmente, é que SEMPRE tudo acaba dando certo.

Então, foi assim...

Saímos de casa em Fortaleza no dia 03/março às 5 h da manhã e a alimentação perecível seguiu em 1 isopor térmico e em 1 bolsa térmica, já o que não estraga levei na bolsa de mão. 

Não fotografei o isopor... só a bolsa térmica, mas os dois foram assim, com um aviso escrito de última hora (de caneta mesmo) onde dizia "FRÁGIL - ALIMENTAÇÃO P/ CRIANÇAS COM ALERGIA ALIMENTAR". 

No Aeroporto foi o seguinte (vôo nacional): Eles não abriram, apenas perguntaram se tinha gelo. Não tinha, mas tinha polpa de fruta congelada, mas ensacada. As comidas estavam todas congeladas. Depois que você passa no check in da empresa aérea, só então, é que você pode embalar a bolsa nesses sistemas tipo Protec Bag. Embalamos os dois, bolsa e isopor, pra evitar escorrer água, levamos ambos em cima conosco. Antes de embalar, gente, não esqueçam de tirar as refeições necessárias antes de chegar ao destino. 


E aqui, a razão do meu cansaço já na pré-viagem, alimentação feita em casa:


Uma fornada de Brownies
6 pacotes de biscoitos de Côco (6 travessas e 3 fornadas)



6 sanduiches naturais com recheio de frango
Receita de Massa Coringa, abri massa, cortei em rolelas, untei com
geléia de morango(1), recheei com o frango(2), fechei com outro círculo(3),
e passei o papel filme(4) um a um.


Uma pizza quadrada embalada por metade em saco culinário


6 pães embalados em saco culinário também


Pão Recheado, que você pode embalar já fatiado. Essa idéia, posto depois
de onde tirei. Uma amiga que me mostrou a foto e essa foi minha primeira tentativa, por isso ficou essa minhoca de diâmetro diferente rsrs

Mini-panquecas chinesas:
4 de frango
4 de geleia de morango
7 de chocolate granulado

Para comer durante o vôo, deixei a mão:
  • duas marmitas (uma de bolo e outra de cereal) para cada um dos meninos
  • uma marmita de almoço para Lívia
  • uma marmita de janta para Livia 
(Danilo já pode comer traços, então contei que almoço e janta seriam comprados mesmo)


Querem saber que horas fui transferir as marmitas congeladas para o frigobar?
Lembram que saí de casa às 5 da manhã né? Pois chegamos ao hotel em Balneário Camburiú  às 20h, ou seja: 15 horas de isolamento térmico apenas (praticamente uma viagem internacional!). Mas vejam só a boa notícia: Perdi APENAS duas marmitinhas, e sabendo que seriam 16 refeições, ainda me restavam 2 refeições para Danilo, caso algum dia não encontrássemos restaurante com comida sem leite e sem ovo (com traços) para ele. 

Uma outra observação IMPORTANTE que tenho a dar: Lembrem-se que no hotel teremos apenas um FRIGOBAR, e não a sua super geladeira com freezer master! Olha a situação que ficou, tive que deixar algumas marmitas na parte de baixo, para serem servidas no dia seguinte. Mas deu certo. Só não pude comprar as batatas fritas que imaginava. Aliás, você deve está se perguntando: Onde eu assaria as batatas? Show de bola: no GRILL! Ficam perfeitas! Comprei um pacote no último dia, quando nosso frigobar já estava vazio. Aliás, saldo total: faltou o almoço do último dia (não jantaram, comeram porcarias no avião). E como me virei nos 30? Thanan: Batata não-frita no grill + carne em tiras da Vapza (deliciosa, em Floripa, muitos lugares vendem vapza) + nada (devia ter sido o arroz da Vapza, mas eu deixei de comprar o arroz por achar que não precisaria. Fica outro conselho: Numa viagem louca assim, compre logo ao menos uma opção desse plano B, para casos de imprevistos. No último dia, ou eu arrumava a mala de volta, ou eu ía no supermercado comprar arroz vapza. Preferi arrumar a mala.  



E enfim, tudo deu certo! Eles não morreram de fome, não tiveram nenhuma reação alérgica, aproveitaram a viagem, eu aproveitei... Certo? Em termos, não.

Lívia teve uma diarreia no último dia sim. Comeu traços, apesar de todo esforço, não consegui evitar. E aqui, reside mais uma importante dica que deixo para vocês: As marmitas. Escolham um material que possa ir ao microondas. Eu levei nas de alumínio, daí na hora de esquentar, percebi a mancada e tava sem jeito. Tinha que deixar que colocassem num prato de lá, no microondas da cozinha do restaurante, uma loucura! Fechei os olhos e entreguei a Deus! Daí gente, meu mais rico aprendizado para as próximas:

De início, indiquei equivocadamente, baseada em pesquisas de google, que aquelas marmitex de isopor eram "perfeitas" para já congelarmos cada refeição individual, pois entregaríamos na cozinha com a aba de encaixe aberta, porém com a tampa fechada (vocês sabem que a gente não pode colocar um recipiente totalmente fechado no microondas, né?) Então, a comida seria aquecida ali mesmo, protegida de contaminantes em mãos, colheres, ar, e você poderia até esperar um tempo para servir (tipo  um dia de passear na praia, viu um restaurante legal, pediu para aquecer, e levou na bolsa novamente para oferecer daqui a pouco). E nela também você serviria a refeição ao filho, bastando uma simples colher descartável...ok?

NÃO, não ok... Graças às minhas assistentes e contribuintes de valiosas informações, descobri que o ISOPOR NÃO PODE IR AO MICROONDAS, contrariando todas as minhas pesquisas em site de "ilibada credibilidade".

De acordo com o Wikipédia, minhas amigas, o isopor nada mais é do que um poliestireno expandido e este material quando aquecido em um forno microondas, principalmente se contiver um alimento com elevado teor de gordura, pode desencadear um processo de liberação de gases nocivos a qualquer ser humano (MORRI!).

SENDO ASSIM, minha sugestão melhor acertada é:
  • Leve suas refeições em porções individuais, naquela marmitex de alumínio mesmo, a mesma que levei nessa viagem. Na noite anterior, antes de você dormir, retire a marmitex do almoço seguinte do congelador e desça para a parte inferior do frigobar/geladeira. Na manhã seguinte, certamente vocês sairão para um passeio logo que acordarem e só voltam após o almoço, certo? Sendo assim, retire sua marmitex do almoço (e da janta se for o caso) e transfira o conteúdo para um depósito pequeno de PLÁSTICO BPA FREE, onde você poderá aquecer no microondas de um restaurante. Lembrando que, ao colocá-lo no micro, a tampa terá que ser aberta pra não explodir o equipamento alheio e toda sua refeição!
    Recapitulando, então, o ideal é que você leve no mínimo 2 depósitos de plástico BPA-free, no tamanho justo o menor possível, conselho de amiga que tá com dor nas costas ainda, de tanta bagagem acompanhando diariamente em SC...estamos entendidas assim? rsrsrs
    Agradecimentos especiais às minhas amigas Milena Linard, Rubiane Ganascim e Danielle Lauzem :D
 
Outra dica especial para você, mãe de alérgico, que sabe que toda viagem será ESTRESSANTE, mas que vai fazer de tudo pra ser só um pouquinho e não um muitão:
  • Programe uma viagem de 1 cidade só, 1 hotel APENAS. imagine você que eu tive que desfazer meu acampamento lá em Balneário, e refiz tudo de novo em Floripa, para 2 dias depois, desfazer novamente para o retorno a Fortaleza...cansa demais, meu povo! Mas deu tudo certo!
Santa Catarina é linda, ao menos as cidades que visitei!

O que acontece lá que no resto do país não????

Casas sem muro ou de muro baixo, beira-mar, beira-lagoa, beira-rio tudo muito lindo, estruturado... Aquela orla de Floripa, gente, o que é aquilo? 

Equipamentos de ginástica, de parquinho, de bancos, de mesas, de ciclovia, de passeios, as pessoas todas caminhando, se confraternizando (aliás, como não ser esportiva numa cidade daquelas, que te convida a olhar pra ela o tempo todo?)...
Parabéns gente de lá, linda demais a terra de vocês...E quem não conhece, podem ir, vale a pena.

Também fizemos dois dias de Beto Carreiro, muito bom... inesquecível!

Beijos
Marília






6 comentários:

  1. Olá Tudo bem.... achei seu blog pelo FB.
    Minha filha tem 2 anos e por isso queria trocar algumas ideias de lanches com você.
    Adorei seu blog.
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, se preferir a gente pode conversar pelo Face... solicita que te adciono...se vocÊ não achar meu perfil pessoal, manda mensagem na fanpage, que te adiciono ;)

      Excluir
  2. Oi, Marília.
    Eu sou de Florianópolis! Que bom que você gostou daqui! Venho acompanhando o seu blog e adorando. Eu também tenho uma filha APLV, mas ela não reage a traços, então, eu não tinha ideia do trabalho que é quando a criança tem reações ao mínimo de contaminação. Os lanches que você fez para a sua pequena parecem deliciosos! Parabéns!
    Um abraço.
    Luciana
    www.lumaedamalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Obrigada!
      Realmente, esse "pequeno" detalhe dos traços muda muito... O máximo dos máximos, até esqueci de comentar, foi ver meu filho mais velho comer Subway :)
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, encaminhei um outro comentário anteriormente, e não sei se realizei o fechamento dele. Então, estou escrevendo novamente. Essa marmitinhas de alumínio podem ir para o microondas, eu faço quibes assados para vender e já realizei vários testes em microondas diferentes, sem nenhum problema. O único cuidado é para não colocar as marmitinhas encostadas umas nas outras e/ou nas paredes do micrrondas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Densie, desculpa a demora em te responder!
    Fico grata pela sua contribuição, bom saber que deu certo..já tinha escutado falar. Esse assunto sempre tem controvérsia, uns dizem que sim, outros que não.... bjos

    ResponderExcluir