6. COMEMORAR!...E O MILAGRE DAS FESTAS "LIMPAS" (OU NÃO)...

Um dos três pedidos ao gênio da lâmpada: Ser convidada para uma festa de aniversário de criança onde todas as comidas sejam deliciosas e não tenham leite nem ovo... 

Difícil heim! Até mesmo pra mim que tem tantos alérgicos alimentares na família... 

Eu, por exemplo, não sei o que é ir a algum evento com meu filho e não precisar me preocupar com a marmita que irei levar... e isso hoje, nos bons tempos, pois antigamente, quando ele reagia ao contato da pele, além da preocupação com a marmita, tínhamos ainda a tensão constante de vê-lo reagir ao afago de alguém. Quando ele começou a ficar em idade de querer brincar nos pula-pulas, começamos a faltar essas festas... Mas enfim, eu estou aqui para dizer que SIM, nossos filhos podem ir nas festas de aniversário! O Gênio da lâmpada não existe, infelizmente, mas é possível relaxar e possibilitar que os pequenos sejam incluídos.

Antes de mais nada, queria pôr neste espaço um ato belíssimo que minha prima preparou. A filha dela não é alérgica alimentar, mas assim mesmo, ela tentou fazer um aniversário acessível para meu pequeno. Ela fez um cardápio para adultos e outro para crianças. O das crianças, acreditem: não tinha NADA com leite nem ovo! Dias antes, ela entrou em contato comigo, mostrou as receitas, pediu ajuda para substituir industrializados e receitas de brigadeiro e afins... pediu que eu levasse os utensílios do preparo para não contaminar nada com traços também...gente, isso me emociona até hoje, quando vejo a listinha que guardei de recordação desse lindo gesto...



Então, vamos aos principais pontos deste capítulo...

Seu filho tem alergia alimentar e foi convidado para uma festinha comum... Você, mais do que ninguém, saberá quais as prioridades, e seu preparo para essa festa vai depender de alguns fatores:

1) Seu filho reage ao contato de pele?

Se a resposta é não, ótimo! Uma preocupação imensa sai das suas costas. Significa que ele estará liberado para brincar no pula-pula, na piscina de bolinhas etc.
Mas se sua resposta é afirmativa, seu grande aliado será o Álcool gel. O álcool não "mata" a proteína, no entanto, é "molhado" e vai ajudar a tirar o resquício da pele dele. Use-o na mesa que você sentar, nas suas mãos depois de você comer os quitutes da festa (escondido do filho, como de praxe rsrsrs), e assim que puder vá ao banheiro lavar sua boca e mãos após mexer com comida da festa... Sempre que alguém tocar no seu filho ou beijá-lo, você não precisa fazer cara de espanto e sair correndo, mas assim que possível, corra mesmo ao banheiro e faça a devida assepsia. Se for possível, limpe os brinquedos antes dele pegar. Não tenha vergonha de ser taxada como louca. Você sabe que isso é necessário e faça sabendo que está zelando pelo seu bem maior... 

2) Qual a idade da sua criança?

Bebês de colo podem ser melhor controlados, você só precisará protegê-lo das pessoas, que não fazem por mal, mas por ignorância. Por mais que deixemos claro todas as condições e necessidades diferenciadas, sempre tem alguém que esquece e distraidamente chega até a oferecer comida para sua criança. Tenha atenção enorme também com as outras crianças que possam colocar algo na boca dele sem você perceber. 
Conforme eles vão crescendo, as atenções vão mudando também. Se por um lado, eles mesmos começam a tomar consciência do que não podem comer, por outro lado, passam a ter maior interesse pelas brincadeiras e pelas guloseimas e salgados que saltam aos olhos. Por mais consciente que eles sejam, nunca esqueça: são apenas crianças. Um dia a curiosidade avança o sinal vermelho.
Deixe-o brincar, mas não o perca de vista.
Muitas vezes também, a criança nem percebe as comidas que são servidas, pois seu grande foco são os brinquedos. Comigo, já aconteceu da marmita voltar pra casa do mesmo jeito que saiu de casa...

3) O que ele mais gosta de comer em festinhas? Quais suas preferências?Conheço mães que ao serem convidadas para um evento, procuram saber todo o cardápio para providenciar versões idênticas sem alérgenos. É uma opção, dá muito trabalho, mas é interessante também.
No meu caso, não sou tão dedicada assim, meus filhos não percebiam todas as comidas, o foco realmente é na diversão. Escolho duas ou três opções, já prevendo que alguma poderá ser recusada. Geralmente levo pastel de forno e pizza como salgados, e brigadeiro ou brownie. De bebida, levo uns 3 suquinhos de caixinha (não levo natural, porque ocupa mais espaço e ainda pode derramar, mas claro, é uma opção mais saudável) e muita água.

Então, recapitulando, os itens que não poderão faltar da sua "bagagem" de festa:

  • álcool gel e lenço umedecido (para assepsia imediata).
  • medicamentos: anti-histamínico ou similar; corticóide; adrenalina auto-injetável (se existir possibilidade de anafilaxia).
  • bebidas (sucos e água) - não confie beber nada feito no local, lembre-se dos riscos de traços. Não confie na palavra de funcionários, que na maioria das vezes, são pessoas que não sabe nada sobre o assunto.
  • comidinhas - escolha coisas que ele ama, mesmo que sejam "porcarias", é algo esporádico, o importante é que ele não sinta o desejo pelas comidas proibidas que passarão diante dos seus olhos. 
  • E finalmente, leve todos os seus sorrisos, relaxe e aproveite o momento com seus amigos e familiares.
Outro ponto importante: as lembrancinhas...
Se você for bastante perfeccionista, entre em contato com a mãe do aniversariante, e tente descobrir se há possibilidade de combinarem a adaptação da lembrancinha do seu filho. Eu nunca fiz isso, na verdade, porque sempre tenho o domínio desses mimos antes que ele os receba. Ele mesmo, me entrega e pergunta o que ele pode comer. Acho importante a gente ir trabalhando essa consciência neles. Mas tem mãe que prefere trocar as guloseimas do filho, de forma que ele tenha essa felicidade ao abrir, e poder comer tudo que tem dentro. Sugiro apenas cuidado, para não ser indelicada com a dona festa, somos apenas convidados honrados com a consideração de sermos solicitados. 

Comidinhas para suas Marmitas (SEMPRE confira os rótulos dos produtos utilizados, mesmo os que eu indicar aqui...não me responsabilizo pela seriedade de nenhuma empresa):

Risole/Pastel de Forno
Sanduiche
Pizza
Brigadeiro
Beijinho de Copo
Bolo de Chocolate
Pipoca

Guloseimas para as lembrançinhas (SEMPRE confira os rótulos dos produtos utilizados, mesmo os que eu indicar aqui...não me responsabilizo pela seriedade de nenhuma empresa):


Pipoca de "isopor"

Jujuba
Bombons e Balinhas
Pirulitos
Chocolates

Uma ótima alternativa é o congelamento, até porque, seu filho não vai comer todos os 100 brigadeiros que você fará com uma receita. Então, separe apenas os que vocês consumirão no dia, e o restante, CONGELE! Anote sempre as datas que foram feitos, já consumi meus brigadeiros até 2 meses depois de feitos e congelados, da mesma forma, os bolos também...

Veja outras postagens sobre esse tema:

Produzindo para Estocar clique AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário